30.4.08

balanço semanal

Décima oitava semana!

Esta semana, fez-se uma revisão corrida de todas as músicas, uma vez que tanta Gota para a cabeça não pode apagar o resto que já sabemos. Além disso, domingo e quinta há actuações e uma revisão da matéria era o que se impunha. Bailadores, acordeão, cavaquinhos, bombo e ferrinhos, ainda com umas vozes aqui e ali... De tudo um pouco, para não esquecer!

NOTA:
Para a semana não há ensaio!
(Cortejo da Queima)

Próximo ensaio: dia 13/Mai (3a feira)

3a: Brigitte, Cristina, Jumbo, Mª da Luz, Miguel, Rui, Zélia + Carla, Liliana, Xana

balanço semanal

Décima sétima semana!

Ainda a Gota, mas, desta vez com sessão de vídeo! Aquilo é, de facto um bocado rápido. No refrão já nos vamos ajeitando, mas falta fluidez nos movimentos entre o homem e a mulher - tem de ser tudo mais ligado e menos estanque. Daqui a uns tempos nós também vamos chegar lá!

Quando ao resto das partes, na primeira não há problemas de maior, mas a segunda já deu que pensar... Quem é que vira para onde? E em que sentido se roda?... Depois de vermos o vídeo umas 500 vezes, acho que chegamos a uma conclusão... Então, primeiro mantem-se a posição e viram todos para fora para o lado; depois mantem-se o lado e muda-se para a posição seguinte; depois mantem-se novamente a posição e mudam o lado (todos para fora, para a frente ou para trás, conforme o caso); depois, mantem-se esse lado e muda-se para a posição seguinte;... E repete tudo até dar duas voltas. Tudo isto sempre a rodar para sentidos alternados. Perceberam? =)


3a: Brigitte, Cristina, Jumbo, Miguel, Zélia + Carla, Liliana, Xana

balanço semanal

Décima sexta semana!

Na 3a feira, demos continuidade ao ensaio da semana anterior. Ou seja, a Gota! Desta vez as explicações foram bastante mais simples e já somos mais alguns a saber (mais ou menos) as movimentações dquele fantástico refrão! Nós havemos de chegar lá! Confiança!

3a: Brigitte, Cristina, Jumbo, Miguel, Zélia + Carla, Liliana

14.4.08

Mostra da UP

Como o combinado, perto das 14h lá estavamos nós vestidinhos prontos para actuar na Mostra da Universidade no pavilhão do FCDEF [FADEUP... não me consigo habituar!]. Entramos alinhados em formação e demos uma volta ao recinto ao som do Siga a Rusga, que terminou bem na entrada, onde fizemos a nossa actuação.

Pouquinhos e sem micro, acho que só uma senhora - funcionária de Ciências - acompanhou a nossa actuação, fazendo mesmo questão de ir dançar para o nosso meio. Um público escasso mas feliz!...

Outro facto importante de assinalar foi a falta de mulheres para dançar, tendo em conta que era preciso gente para tocar acordeão e cantar. Assim, tivemos um António inédito: 1mulher e 3homens!!! De resto, a menos do acordeão e dos cavaquinhos, a restante tocata foi bastante versátil.

No final, mais uma voltinha ao recinto e uma despedida com um sonoro «Faaaculdade... CIÊNCIAS!».


Músicas:
- Siga a Rusga - só tocata (e a dança da nossa assistente mais feliz)
- Caninha Verde - 2pares
- Vareira - 2pares
- Senhor da Serra - 2pares
- Chula - 2pares (com uma voluntária convidada do público)
- António - 2pares

presenças:

Cristina - acordeão
Elisabete - dança, voz
Jumbo - dança, voz
Mª. Luz - cavaquinho
Micas - bombo, dança
Miguel (Mat) - dança, bombo, ferrinhos
Rui - ferrinhos, bombo
Zélia - dança, voz
+
Filipe - dança
Liliana - dança
Xana - cavaquinho

imagem: Mostra 2006

10.4.08

Mostra da UP


ACTUAÇÃO: 6.ª Mostra da Universidade do Porto

DATA: 13 de Abril de 2008 (dom.)
HORA: 14h
LOCAL: Faculdade de Desporto da UP


E a Mostra apresenta-se assim:
Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade do Porto organiza a sua mostra de actividades de ensino, investigação e prestação de serviços. Durante quatro dias, funcionará na Faculdade de Desporto um extenso centro de informação e motivação particularmente dirigido aos jovens do ensino básico e secundário que se interrogam sobre a continuidade dos seus estudos a nível superior e correspondentes saídas profissionais.

A Mostra da U.Porto nasceu para lhes dar uma resposta - aqui, o estudante poderá ter uma visão global da oferta formativa da Universidade, quer a nível de licenciatura quer de pós-graduação, contactando pessoalmente com docentes universitários e actuais estudantes, que terão o maior prazer em o esclarecer sobre o conteúdo, organização e abrangência da formação, sobre as relações com o mundo profissional, sobre o quotidiano académico, sobre as alterações provocadas pelo processo de Bolonha.

Mas a Mostra não se esgota aqui. Este é também um espaço de motivação para o conhecimento. Assim, seja qual for a área – científica, tecnológica, humanística, artística... – que desperta o interesse do visitante, este terá a possibilidade de assistir a demonstrações experimentais, realizar observações, manusear módulos interactivos, efectuar testes de variada índole, enfim, ser orientado na variedade de saberes que a universidade constrói, preserva e comunica.

Para além de toda esta Ciência, Ensino e Investigação, vai havendo ("nos intervalos") também apresentações de alguns dos grupos da Universidade. E é aí que nós entramos!!!

__________________________________________
PONTOS DE ENCONTRO:
- na sede às 12h30 (já almoçados) para carregar as tralhas
- no FCDEF [que agora é FADEUP] às 13h15 para vestir
- para os eventuais voluntários a cumprir serviço inadiável nos stands da Mostra, às 14h para actuar


imagem: Mostra 2006

balanço semanal

Décima quinta semana!

Nesta 3a feira, começámos o ensaio no átrio perto do auditório pois o dito estava ocupado com uma conferência. Apenas dança, sem instrumentos, até porque íamos aprender uma dança nova : a Gota!!! O Jumbo encarregou-se de a estudar em casa a partir de um vídeo e já foi dando para aprender muita coisa. Entretanto, fomos mandados calar pelo pessoal estudioso do andar de cima - pedimos desculpa, mas não demos contar de estar a fazer assim tanto barulho. Assim, e à saída do público da conferência - que passava pelo corredor inevitavelmente a olhar para nós - lá fomos para o "nosso" auditório.

Ora, são quadrilhas com homens e mulheres intercalados. Há cinco ou seis partes diferentes mais um refrão repetido no meio de cada parte. Dessa partes, ainda que não pela ordem certa, deu para aprender quase todas, com algumas dúvidas ainda a confirmar no vídeo. Mas o refrão é que é a parte divertida! E observando atentamente as explicações do Jumbo: o homem vai em frente, roda com a mulher, depois vai por aqui e por ali... espera, a mulher roda com o homem e vai para o lado depois volta e vai para ali e... ai que isto sozinho é complicado! E é mesmo! Lá nos juntamos 4 para tentar pôr a coisa em prática. Correu melhor e com mais uns esquemas desenhados no quadro até começou a parecer-se com alguma coisa. Na falta da tocata ainda deu para dançar umas vezes ao som do cavaquinho gravado do Palhas no telemóvel do Jumbo - um espectáculo! Estamos num bom caminho!


3a: Brigitte, Cristina, Elisabete, Jumbo + Anabela, Carla, Liliana

7.4.08

balanço semanal

Décima quarta semana!

Na 3a feira, para pôr tudo no mesmo ponto, voltou-se a ensinar a Caninha - dos dois lados!!! Relembrou-se o Sr. da Serra com mais umas insistências no valseado. Ensaiou-se a tocata com o cavaquinho e, desta vez, também uma guitarra. Ah! E os ferrinhos esforçados no Sr. da Serra, mas que se esquecem de como tocar fora do refrão... Mas a gente chega lá, até porque eles já sabem o que fazer - só ainda não o fazem! :)

3a: Brigitte, Cristina, Jumbo, Miguel, Zélia + Carla, Liliana, Xana

balanço semanal

Décima terceira semana!

Na 3a feira o ensaio foi convertido em sessão de cinema para visionamento da gravação do Festival.

- Olha aqueles braços!
- E aqueles?!
- E este valsear?
- E quem é que se esqueceu de acabar?
- Está tudo ao contrário!
- É preciso cantar mais perto do micro.
- Olha, olha, é agora que vamos todos uns contra os outros!
- É preciso alinhar!
- E as meias assim em baixo dá um bocado de mau aspecto.
- E, porque raio, os lenços hão-de sempre cair da cabeça?!

Foi um serão divertido, com muitas correcções a fazer e aspectos a trabalhar.


Na 5a estávamos só três, e por isso, o ensaio não saiu da sede. Ensinou-se a Caninha Verde - dos dois lados!!! Dançou-se e tornou-se a dançar e outra e outra vez. A coisa ficou composta. Para terminar lembrou-se o Fandango... - a ver se os valseados ficam todos e iguais e se não vamos outra vez uns contra os outros.


Devido a compromissos praxísticos e laborais, durante o mês de Abril não haverá ensaio à 5a feira. Ou seja:

ensaios durante o mês de Abril:
- 3as feiras das 18h às 20h no anfiteatro 2 em DCC


não esquecendo que o ponto de encontro à hora marcada é na nossa sala para levar as tralhas. Apareçam e tragam visitas!


3a: Brigitte, Cristina, Elisabete, Jumbo, Micas + Anabela, Carla, Liliana, Xana
5a: Cristina, Miguel (Mat) + Filipe

1.4.08

25anos: Festival de Folclore

A fechar as comemorações e, depois de uma semana intensa, tivemos finalmente o nosso Festival! Domingo à tarde no Dolce Vita em dia de jogo do Porto ao fim da tarde - foi uma boa combinação para termos assistência. E, de facto, o público não faltou e das 15h às 19h tivemos sempre plateia.

Tudo começou ainda de madrugada com o transporte (um pouco atribulado) do material e afins e a preparação do espaço no shopping. Mais uma noite pouco dormida e foi chegado o dia final.

Com o acompanhamento dos grupos convidados já atribuído a chegada dos elementos não se mostrou problemática. E chegados os nossos Padrinhos (o primeiro Grupo convidado) estávamos prontos para começar.

Três músicas nossas com umas apresentações (ainda um bocado nervosas) pelo meio e a festa estava oficialmente aberta.

O Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio de Braga - os nossos Padrinhos - trouxe-nos o folclore do Minho, mostrando também algumas das "nossas" músicas com diferentes versões e execuções de passos. Assumindo o seu papel de Padrinhos e em jeito de aconselhamento orientado deixaram-nos algumas indicações e uns livros com descrições de danças - para ver se a gente aprende ;)

O Rancho Folclórico Infantil da Misericordia de Gaia - iniciador do nosso caloiro (que não pôde estar presente) - esteve em permanente excitação - foi delicioso ver a alegria das crianças ao receber os cartões de identificação pessoal e a postura compenetrada com que entraram em palco. Não tendo tocata, a música era dada por um CD mas, como combinado, tocámos/cantámos para eles o Sr. da Serra (música comum) - foi uma colaboração interessante.

O Grupo de Danças de Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto - de onde surgiu o nosso primeiro ensaiador (ligado às Danças do Minho) - marcou pela diferença e o som da gaita mirandesa encheu a Praça. Trocas de lugar rápidas animadas e saltos acrobáticos receberam os aplausos do público.

Falou o representante do Dolce Vita - curto e conciso, como convém - bastante agradado com a iniciativa. Uma pausa para os Parabéns, uma fatiazinha de bolo e um copo de espumante. E lá estávamos nós de novo na ribalta. Esta segunda volta teve uns desentendimentos divertidíssimos na dança - acho que nunca nos enganámos tanto, ou pelo menos que nunca demos tanto nas vistas :D

A Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, que já nos proporcionou deslocações bem divertidas a terras do Mondego, foi, desta vez - finalmente! - nossa convidada. Os trajes de trabalho representativos misturaram-se com os negros trajes académicos, trazendo-nos uma Coimbra de tradições miscigenadas.

O Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro - nossos "vizinhos" na nossa nova casa no Campo Alegre - mostraram-nos as tradições do Douro, com trajes e danças alusivas à proximidade marítima. Convidando o público e os Grupos participantes puseram toda a gente a dançar numa grande roda descontraída.

O Grupo Folclórico da Escola do Infante D. Henrique - que foi em tempos revitalizado com a ajuda de alguns dos nossos antigos elementos - trouxe-nos as suas músicas e danças, mostrando o interesse e a cooperação entre alunos, professores, funcionários, amigos e familiares na preservação das nossas tradições.

Já na recta final, nova aparição para mais uma música, os agradecimentos da praxe e o fecho em beleza com o António. Voltinha final ao som do Siga a Rusga e... prova superada!

No fim de tudo, nunca tanta arrumação custou tão pouco: eram fatos, instrumentos, troféus, recordações, um armário, material de cenário, material de som, comidas e bebidas... O descanso do guerreiro chegara, finalmente...

Estamos todos de parabéns!


Ficam, mais uma vez, os agradecimentos:
- ao Dolce Vita pelo espaço e acompanhamento nesta semana
- à FCUP e à AEFCUP (com um beijinho muito especial para a Teresinha!)
- a Francisco Silva, Quim Vieira e António Marques pelo material, pela assistência técnica e pelo transporte
- a Miguel Silva pela gravação vídeo
- à ... (mãe da Brigitte) pelas flores
- à Padaria de Laborim pela oferta dos bolos
- aos monitores dos workshops da semana, aos grupos participantes no Sarau e no Festival
- a todos os que assistiram e participaram de alguma forma
e...
- aos fundadores do Grupo e a todos os elementos que por ele passaram, mas também àqueles que continuam a passar com regularidade ou apenas de vez em quando... a todos os que fizeram e fazem do Grupo aquilo que ele é!




Músicas:
- Siga a Rusga: 4pares
- Caninha Verde: 2pares
- Vareira: 4pares
- Picado: 4pares
- Fandango: 3pares
- Senhor da Serra: 4pares
- Chula: 4pares
- António: 4pares


presenças:

Ana - voz
Brigitte - dança
Catarina - dança
Chaves - acordeão
Cristina - dança, acordeão
Elisabete - dança, voz
Jumbo - dança, voz
Micas - dança
Miguel (Mat) - dança
Rodrigo - dança
Rui - cavaquinho
Zélia - dança, voz
+
Anabela - bombo, voz
Carla - dança
Liliana - dança, cavaquinho
+
Mª do Carmo - dança