27.3.08

25anos: jantar

Apenas para "consumo interno" a noite de sábado fechou com um jantar no restaurante do Batalha - que, para os muitos que não sabem, é DENTRO do Batalha - que se pretendia de reunião de actuais e antigos elementos. Não estávamos muitos e realmente anteriores à maioria do grupo estava apenas a Marlene e a Maria José - aqui fica um agradecimento especial para as duas.

Tendo em conta algum atraso da actuação da tarde e o inesperado convite para a actuação à noite, o jantar, propriamente dito, começou já perto das 22h. Mas falemos um bocadinho antes da tal actuação...

Quem tinha estado na actuação da tarde, manteve-se trajado - sendo divertidíssimio andar trajada de folclore do Minho pelo meio dos vestidos de gala que se passeavam pelo cinema. E o resto do pessoal, apanhado de surpresa, mas que também participou, foi simbolicamente com o lenço ou com a faixa. No meio da grande azáfama da organização lá percebemos que entrávamos pela plateia, subíamos ao palco, actuávamos duas ou três músicas e íamos embora. Assim foi! Entrámos pela plateia a tocar o Siga a Rusga que, já em cima do palco foi também dançado, apresentamos o Grupo e o nosso aniversário e fechámos com o António - tudo isto num espaço bastante reduzido. O público aderiu e foi batendo palmas mesmo durante as músicas. Foi bonito!

De volta ao jantar - quase ceia - puzeram-se convrsas em dia, fizeram-se algumas comparações e já no fim das soremesas o bolo de bolacha da Liliana foi a base dos nossos Parabéns.

A noite já ía avançada e ainda havia muito que fazer para o dia seguinte... Despedidas (mais ou menos) demoradas dos elementos antigos e vá de arrepiar caminho para organizar e transportar as tralhas para o Dolce Vita.

Foi uma reunião pequenina e um bocado atribulada, mas com uma actuação surpresa agradável que também ajudou à festa. Mais uma etapa ultrapassada!


Músicas:
- Siga a Rusga: 4pares
- António: 4pares

presenças:

Maria José - coro
Marlene - voz
Micas - dança
Mª do Carmo - dança
Rodrigo (Mat) - bombo
Vitor
Catarina - dança
Cristina - acordeão
Elisabete - dança, voz
Zélia - dança
Jumbo - dança, voz
Rui - ferrinhos
Sílvia - voz
Viriato - dança
Miguel (Mat) - dança
Liliana - dança
Carla - dança

+
João - cavaquinho

25anos: actuação de rua

Sábado foi dia de irmos para a rua! E depois de uma noite longa a ultimar preparativos para o fim das comemorações, lá estavamos todos, frescos que nem alfaces! A saída atrasou (mais uma vez), mas desta não tínhamos o público à nossa espera...

Já trajados a rigor e com os instrumentos às costas, a paragem de autocarro do Botânico ficou mais animada. E, após uns momentos de espera, lá fomos todos para o autocarro, já de si, cheio de gente. Uma coisa é certa: não passámos despercebidos! Chegados à Cordoaria, desembarcámos e fomos recebidos pelo Viriato - que, já estava há mais de uma hora à nossa espera! Juntou-se a nós também o João - o meu irmão ;) - no cavaquinho. Umas faixas de última hora e há que pôr pés ao caminho.

Primeira paragem: Leões! Na falta de público, actuámos inicialmente para a fonte, propriamente dita, mas na segunda música já tínhamos um grupinho de curiosos a juntarem-se à nossa volta. Apresentações, mais umas músicas, uma Vareira colectiva e "até à próxima, pois temos de continuar".

Descida dos Clérigos até à Praça da Liberdade. Um compasso de espera para decidir onde assentar arraiais e fomos para a beira do vendedor de jornais, por debaixo da árvore. Nova colecção de curiosos à nossa volta, prontos para receber a segunda dose.

Seguindo em frente até ao Rivoli, uma tenda montada na Praça complicou a nossa organização espacial. Mais uma vez a primeira música foi quase apenas para as pedras da calçada, mas quando nos preparávamos para desistir daquele posto até conseguímos a atenção de meia dúzia de pessoas.

Subimos Passos Manuel até Santa Catarina. A ideia era ir até ao largo do Via Catarina, mas a esplanada do Majestic pareceu-nos mais apetecível. Muita gente interessada e até bailadores voluntariosos a juntarem-se a nós.

Uma caminhada curta e tínhamos chegado à última paragem da baixa. Estavamos nós, mais uma vez, a ponderar o local exacto para actuar quando fomos interpelados por três pessoas saídas do Cinema Batalha. A conversa merece ser reproduzida. Foi mais ou menos assim:
- Vocês são de onde?
- Grupo de Folclore da Faculdade de Ciências e estamos a comemorar este ano 25anos...
- Ah... E querem actuar hoje à noite no Batalha na Noite de Fados?
- ???
- É que falhou-nos um grupo para fazer a abertura...
- Por acaso até vamos estar no Batalha à noite, mas para jantar...
- Então e podem actuar connosco? É uma coisa curta só para fazer a abertura do espectáculo.
É que foi mesmo qualquer coisa deste género. Nós ainda nem sequer tínhamos actuado ali e já estávamos a ser convidados para o espectáculo da noite. Devem ter gostado dos nossos fatos!
Combinada, então, a actuação de última hora, marcámos posição um pouco mais à frente, onde havia bancos com potenciais espectadores. Apresentações, algumas músicas e estando-nos a preparar para ir embora, ainda acedemos a uns pedidos de mais um par de danças.

Descemos 31 de Janeiro até à paragem para apanhar o autocarro que nos levou de volta para o Campo Alegre. A viagem de autocarro, desta vez foi mais confortável, uma vez que tínhamos lugares sentados, e animada, pois fomos a cantalorar o caminho todo. Chegados ao Bom Sucesso, ainda tínhamos uma última paragem prevista. Já estava a anoitecer, havia apenas duas pessoas à porta do Shopping mas cumprimos o plano até ao fim: "uma música e vamos embora". E assim foi!

De volta à Faculdade o sentimento era geral: foi uma tarde divertida! Mais uma prova superada.


Músicas:
- todas! só com tocata ou com tocata e dança (dependendo dos locais)

presenças:

Cristina - acordeão
Elisabete - dança, voz, cavaquinho
Jumbo - dança, voz
Micas - dança, cavaquinho
Sílvia - voz
Viriato - dança
+
Anabela - bombo, voz
C
arla - dança
Liliana - dança, cavaquinho

+
João - cavaquinho

26.3.08

25anos: workshops

Terminado o Sarau e ainda com um Festival em preparação, foram decorrendo durante a semana os workshops abertos a todos os interessados.

Na 3a feira, a agenda marcava «Danças do Minho» - era o dia para aprenderem as nossas danças... Mas, por falta de participantes, converteu-se em reunião de trabalho para o Festival.

Na 4a feira, com o GDI (do ISCAP) como convidado, os presentes - que desta vez compareceram! - puderam experimentar alguns dos passos que vimos na apresentação do Sarau.

A 5a feira foi dia instrumental. O Palhas [Ricardo] - antigo elemento do Grupo - dinamizou um workshop de cavaquinho desde o mais básico a alguns ritmos mais elaborados. Uma breve introdução teórica sobre instrumento, uma noção da afinação e da correspondência das cordas e trastes, uma descrição do movimento ritmico da mão direita (para que é destro) e 'bora lá tocar música! O Alecrim foi a música escolhida para todos fazerem soar em conjunto - uns mais depressa, outros mais devagar e com algumas desistências pelo meio, até se foi conguindo alguma coisa. Para fechar o dia e, numa abordagem um pouco diferente, uma mudança de ritmo permitiu um swingar divertido a mostrar mais potencialidades do pequenino instrumento. [E, por falar em instrumentos, aqui fica um agradecimento às tunas pela cedência dos cavaquinhos.]

Na 6a feira voltamos às danças e, ao som dos UxuKalhus - da Cristina -, dos Galandum Galundaina - do Micas - e de uma gravação madeirense - da Liliana -, fizemos uma pequena volta ao país em dança: o Pingacho, o Malhão, o Regadinho, a Erva Cidreira, o Mat'aranha, o Sariquité e o Bailinho da Madeira. Foram apenas 2pares e meio (3 já para o final), e portanto foi uma aprendizagem intensiva e intensivamente divertida. Pelo meio, e já que também estava no CD, uma passagem corrida pela mazurka, scottich, valsa e polka só para terem mais um cheirinho dos bailes aqui divulgados.

Nem todos os dias tiveram grande adesão, mas foram fins de tarde diferentes que valeram a pena. Fim da segunda etapa com mais um sentimento de misssão cumprida.

PS: Fica também um agradecimento ao Tic-TAC pela partilha da sala.

25anos: Sarau Académico

E depois de uma semana atribulada ainda a ultimar os preparativos, abrimos oficialmente as comemorações dos nossos 25 anos no átrio dos Departamentos de Matemática na companhia dos grupos da Faculdade que responderam à nossa chamada e ainda o GDI (do ISCAP) que foi nosso convidado.

Marcado para as 21h, começou já nas 22h com o pouco público um pouco impaciente. Abertas as hostilidades com o habitual Siga a Rusga, as pessoas presentes foram-se chegando e até ficou uma plateia compostinha.

As vendas de rifas de última hora instalaram uma confusãozinha inesperada e os sorteios dos números foram um pouco menos ágeis que o pensado. Mas foi tudo sorteado - com os resultados já divulgados - e acabou por cobrir alguns momentos de espera na preparação dos grupos.

Dos nossos colegas cientistas apenas o Grupo de Fados atendeu ao pedido de adaptação de uma das nossas músicas. Assim, e com um sorriso nos lábios do solista de serviço, tivemos uma versão do Fandango bastante especial que divertiu todos os presentes. Os restantes grupos, que por falta de tempo - sim, o pedido foi demasiado em cima do acontecimento... - não pegaram na nossa música foram convidados/obrigados a fazerem-se representar na dança que lhes cabia. Foram também momentos divertidos a revelar alguns talentosos bailadores... e outros que nem por isso! Mais ágeis e coordenados, e deixando as cantigas de lado, o GDI trouxe-nos momentos de dança animados.

Findas as actuações de todos os grupos, fechamos com o nosso mega-hit: o António! - depois de termos também dançado com a prima dele: a Joana!

Por último, com os tradicionais «Parabéns» abrimos o pequeno lanche/ceia preparado para todos os presentes. Bolos e bolinhos, sumos, chá e champanhe em duas filas de mesas cuidadosamente apresentadas. E, depois da ceia, foi preciso quase empurrar os últimos resistentes para podermos finalmente arrumar as tralhas e, com uma hora de atraso, já nas 2h da manhã, dar por terminada esta primeira etapa comemorativa. Prova superada!


Músicas:
- Siga a Rusga: 4pares
- Fandango: 3pares
- Picado: 5 pares (com 2pessoas da Cientuna)
- Vareira: 4pares
- Senhor da Serra: 5pares (com 2pessoas da Javardémica)
[- Joana: 4pares]
- Chula: 5pares (com 2pessoas dos La-La-Pito)
- António: 4pares


presenças:

Ana - voz
Brigitte - dança
Catarina - dança
Chaves - acordeão
Cristina - dança, acordeão
Elisabete - dança, voz
Jumbo - dança
Mª. Luz - cavaquinho
Micas - dança
Miguel (Mat) - dança
Rui - cavaquinho, voz
Sílvia - voz
Zélia - dança
+
Anabela - ferrinhos, voz
C
arla - dança
Diana - bombo
Liliana - dança

Xana
- cavaquinho

4.3.08

rifas - premiados


O Sarau já passou... no meio dos atrasos e da confusão até nem correu mal! Somos os maiores!!!

Mas dizia eu, o sarau já passou e, portanto, já temos lista de premiados das nossas rifas. E, então, após, meia dúzia de sorteios um tanto ou quanto atribulados - mas sempre dentro da legalidade... só dispnsamos o representante do governo civil porque... eles não dançam folclore! - aqui fica a lista de números premiados.

3.3.08

25anos: workshops







DATA: de 4 a 7 de Março de 2008 (3a a 6a feira)
HORA: das 18h às 20h
LOCAL: FCUP - Dep. de CC (sala2 - logo na entrada à direita)



Depois da abertura da semana com o Sarau, propomos que, no fim das aulas (ou do trabalho) o pessoal venha descontrair, divertir-se - e, já agora, aprender - um pouco, juntando-se a nós em pequenos workshops.

Logo na 3a, podem ficar a conhecer por dentro algumas das nossas danças.

Na 4a, com a colaboração do GDI, diversificamos o leque e vamos até às danças de salão; depois de os verem dançar logo à noite, apareçam na 4a para um pezinho de dança mais estilizado.

Na 5a, temos a colaboração do Ricardo - um antigo elemento do Grupo - que, prontamente, aceitou a nossa proposta de mostrar a quem quiser um bocadinho mais da versatilidade do cavaquinho.

A fechar este ciclo, na 6a voltamos às danças tradicionais e, sem nos restringirmos a uma única região, propomo-nos a partilhar algumas das danças da tradição do nosso país.



A entrada é livre, aberta a toda a comunidade e não se exigem conhecimentos prévios, portanto, só têm de aparecer!!!

25anos: Sarau Académico



ACTUAÇÃO: 25anos - Sarau Académico


DATA: 3 de Março de 2008 (2a feira)
HORA: 21h
LOCAL: FCUP - Dep. de Matemática




E eis que chegamos ao primeiro dia das comemorações do nosso aniversário! Preparados para uma semana recheada de "Parabéns"?...

A abrir as hostilidades e sobre o dia exacto da nossa primeira actuação, temos já na 2a feira... HOJE!!! o Sarau Académico na Faculdade. Vamos ter connosco os grupos de Ciências, que prontamente disseram que sim à nossa chamada, e com quem partilhamos o espírito académico de uma Faculdade. A juntar-se a nós, vindo directamente do pólo do S. João, temos ainda o GDI - Grupo de Danças do ISCAP - que ao longo dos últimos anos, e com o seu Encontro Anual, tem sido um fiel parceiro nas danças do mundo académico.

Pelo meio vamos sortear os premiados das rifas, que ainda estarão à venda até ao início do Sarau. E no fim, - lembrando que fazemos anos! - contamos com todos para uma fatia de bolo.


A entrada é livre, portanto, só têm de aparecer!!!



____________________________________[para o pessoal qua vai actuar]
PONTOS DE ENCONTRO:
- na sede às 18h30 para vestir
- na cantina de Letras às 19h15 para jantar
- em Matemática às 20h30 para organizar as coisas