24.9.08

Recepção ao Caloiro - rescaldo



Não foi bem às 15h, nem às 15h30... já estávamos perto das 16h30 quando a Javardémica libertou o espaço. No relvado de Física/Química estavam alguns caloiros - não muitos mas alguns - que muito bem comportadinhos foram aplaudindo a nossa passagem.


Mais uma vez, estávamos poucos, mas entre aulas terminadas ou interrompidas e compromissos adiados acabámos por nos conseguir compor. Estreámos a Liliana como cantadeira no Siga a Rusga e o Jota nos ferrinhos - muito bem! Dançámos o António sem cantadores. A Vareira com os caloiros, sem preparação, por limitação de tempo, foi um bocado caótica. E, pelos vistos, caímos no Sr. da Serra e tudo! - as coisas que eu perco por estar a olhar para o acordeão... Estivemos, portanto, ao nível das actuações com meia dúzia de elementos em período pós-férias - pois para muitos foi ainda a primeira actuação da época. O que vale é que nós somos um espectáculo!!!

Agora esperamo-vos a todos nos ensaios! Sim? 4as às 18h em DCC.


músicas:
- Siga a Rusga: só tocata
- Senhor da Serra: 2pares
- Vareira: 5pessoas+caloiros
- António: 2pares

presenças:
Brigitte - dança
Carla - dança
Cristina - acordeão
Emanuel - guitarra
Jota - ferrinhos
Jumbo - voz/dança
Liliana - voz/dança
Mª Luz - cavaquinho
Miguel - dança
Rui - bombo

17.9.08

recepção ao caloiro

ACTUAÇÃO: Recepção ao Caloiro

DATA: 24/Set/2008 (4a)
HORA: 15h
LOCAL: FCUP

Esta actuação no início do ano é sempre importante. É o nosso postal de visita, a nossa primeira aparição aos caloiros e a eventuais "doutores" distraídos. Mostrar que existimos é primordial. Depois é só dar largas à habitual boa disposição!

__________________________________________
PONTO DE ENCONTRO:
- 14h em CC para vestir e pegar nas coisas


imagem

o regresso dos ensaios

Semana1.

Voltam as aulas, voltam os ensaios. Assim, já nesta semana tivemos "ensaio" na 3a feira às 18h - à semelhança do que estava marcado no ano passado. Era suposto haver uma reunião de disponibilidades para de marcar um novo dia - se necessário - para os ensaios regulares do ano que agora começa. Portanto, por unanimidade dos (três) presentes, os ensaios passam para as 4as feiras das 18h às 20h em DCC.

Mas não foi pelo facto de ser o primeiro ensaio e de só estarmos três que não se fez nada... Introdução ao acordeão! Ah pois é! É preciso gente nova a aprender a tocar acordeão e já temos um voluntário =) Mas estão todos convidados a receber as explicações sobre o bicho - ele não morde! Pelo menos duas pessoas a saber tocar é o ideal...

Para já, não esquecer:

4as feiras das 18h às 20h em DCC


3a: Brigitte, Cristina, Emanuel


imagem: Imposição de Insígnias 2007

actuação: Lordelo

ACTUAÇÃO: Festa de Nossa Senhora dos Anjos

DATA: 14/Set/2008 (dom)
HORA: 16h00
LOCAL: Lordelo/Porto

Abrimos o ano com uma actuação ainda antes do regresso oficial aos trabalhos. Foi no passado domingo à tarde em Lordelo nas comemorações da festa de Nossa Senhora dos Anjos, organizadas pelo Grupo de Lordelo.

Com uma vista fantástica sobre o rio e a outra margem, um palco montado em frente à Capela de Santa Catarina recebeu o Grupo anfitreão e o nosso. E depois de esquecimentos, atrasos e complicações de agenda, lá chegámos ao local mesmo a tempo da nossa actuação.

Estávamos poucos e vínhamos de férias foram as desculpas apresentadas para as eventuais falhas - que se mostraram reais! Muito engano, muita troca, mas felizes e contentes como de costume. O Grupo de Lordelo agradeceu a nossa presença - e recebemos mais uma fita! As senhoras da freguesia ficaram maravilhadas com os nossos fatos. E, à sua maneira, acabou por ser uma tarde divertida.

músicas:
- Siga a Rusga: 3pares
- Senhor da Serra: 3pares
- António: 2pares
- Picado: só tocata
- Vareira: 3pares + público
- Caninha Verde: 2pares
- Chula: 3pares

presenças:
Carla - dança
Catarina - dança
Cristina - acordeão
Elisabete - voz/dança
Filipe - dança
Liliana - dança
Micas - dança/bombo
Rui - bombo
Sílvia - dança/voz

imagem: Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro

1.9.08

2008 / 2009

















foto: Coimbra 2004

3.8.08

Festival Internacional de Folclore - resclado



Chegámos ao Mercado Ferreira Borges no primeiro dia da exposição do Festival a tempo e horas de podermos escolher a nossa mesa de exposição - ficamos mesmo ao lado entrada. Pudemos também escolher um manequim para vestirmos com o nosso traje - e ficamos com a menina mais bonita que lá havia. =)

Vestir um manequim com o nosso traje feminino tem a sua piada: põe braço, tira braço, veste camisa, colete, e lenços, põe perna, tira perna, veste culotes, saia, avental e algibeira, encaixa as chinelas... et voila - foi divertido.

Na nossa mesa tivemos em exposição os estatutos e os nossos símbolos oficiais, a enciclopédia de folclore onde constamos, lembranças e troféus de algumas actuações significativas, recordações e fotos da história do grupo,... tudo muito bem apresentado sobre lenços e faixas vistosos, com a bandeira portuguesa e o nosso estandarte por trás e a faixa dos 25anos pela frente. Ficou bonito.

Ao nosso lado tínhamos o Grupo de Lordelo e do outro lado da entrada a Escola do Infante, para além dos grupos estrangeiros participantes no Festival. Pela nossa banca passaram vários curiosos, alguns amigos e conhecidos. O Grupo de Cavaquinhos de Gonçalo Sampaio, que foi convidado no primeiro dia, fez questão de nos vir cumprimentar. E encontrou-nos também um antigo elemento do Grupo, feliz por o Grupo ainda estar vivo... Vai-se tentando...


presenças:
Cristina
Elisabete
Jumbo
Micas
Rui
+
Anabela

foto [Rui]: desfile/apresentação dos grupos participantes

29.7.08

Festival Internacional de Folclore


EXPOSIÇÃO: Festival Internacional de Folclore da Cidade do Porto

DATA: de 29 de Julho a 2 de Agosto de 2008 (3a - sáb)
HORA: das 21h30 às 24h
LOCAL: Mercado Ferreira Borges


O Rancho Folclórico de Paranhos organiza mais uma vez o Festival Internacional de Folclore da Cidade do Porto, onde actuam grupos de diversos países - este ano: Bulgária, Espanha, Grécia, Itália, Kalmykia, Portugal, Sérvia, Venezuela [novos países: Perú e Rússia]. O Festival começou no passado domingo e termina no próximo domingo (dia 3/Ago), com actuações durante o dia em vários pontos da cidade e à noite no Mercado Ferreira Borges.

Este ano, em simultâneo/paralelo com o Festival, vai haver uma exposição/historial das Associações da cidade. E é aqui que nós entramos! Portanto, de 3a a sáb, vamos estar no Mercado Ferreira Borges a mostrar um bocadinho de nós.

A entrada é livre. Apareçam!

__________________________________________
PONTOS DE ENCONTRO:
- 3a: 20h em CC para vestir e carregar as coisas / 20h45 no Mercado Ferreira Borges para montar a exposição
- 4a a sáb: 21h15 no Mercado Ferreira Borges (já vestidos e com as caixas das coisas para expôr)


imagem

11.6.08

balanço semanal

Vigésima segunda semana!

Terminadas as aulas, esta oficializava-se como a última semana de ensaios e, assim, o trabalho foi substituído por duas sessões de conversa. Mas a preguiça de fazer alguma coisa ainda permitiu umas primeiras experiências no acordeão para alguns curiosos. Acho muito bem! Se cada um aprender a tocar uma música eu posso tirar umas férias! =)

E, por falar em férias,

os ensaios regulares estão oficialmente de férias

e regressam em Setembro, junto com as aulas.

Portanto,

Bons estudos! Bons exames! Bons trabalhos!

E boas féeeeeeeeeeeeeeeeeerias...
...quando elas chegarem! =)


3a: Brigitte, Cristina, Jumbo, Miguel, Zélia + Carla + Samuel
5a: Chaves, Cristina, Mª da Luz

2.6.08

balanço semanal

Vigésima primeira semana!

Na 3a, em dia de actuação o ensaio resumiu-se a quatro pessoas! Uma passagem das músicas com o caloiro e uma tentativa de ensaio do Fandango na dança. Posto isto, eram horas de ir jantar...

Na 5a, ensaiou-se acordeão: a Gota, as versões baixas e os dedos da mão esquerda em condições... - tudo tentativas! Ah, resta dizer que só lá estava eu!!!

Não sei bem o que se passou esta semana, mas...
Gente, se não puderem ir ao ensaio avisem!


3a: Cristina, Miguel, Zélia + Emanuel
5a: Cristina

escola de Valongo - rescaldo

Chegados a Valongo, a Carla - antigo elemento do grupo que nos convidou para esta actuação - recebeu-nos enquanto decorriam ainda os últimos ensaios. Fechávamos a primeira parte e, depois de muita confusão, actuaríamos três músicas. Ora, estávamos um bocado desfalcados: não tivemos ferrinhos e com duas pessoas na voz não havia gente suficiente para fazer três pares na dança. Comclusão, as danças de roda estavam excluídas. Entraríamos só a cantar/tocar o Siga a Rusga, mas uma ideia de última hora fez com que ganhássemos um elemento dançante: a Carla! Acedeu, bem disposta, à chamada ao palco e dançou connosco o Siga a Rusga e o Senhor da Serra (que assim ficaram com três pares).

No fim de duas músicas tivémos direito a entrevista (nome e curso) que deve ter assustado a plateia de tanto matemático que havia no palco. Recebemos uma fita para o estandarte!!! E fechamos, como não podia deixar de ser, com o António.

Umas vozes um bocadinho ao lado, um acordeão um tanto ou quanto enganado, um bombo bastante suigeneris e uma guitarra que não se ouvia... - uma tocata interessante!

No fim, ainda ficámos para assistir à segunda parte, com dança, poemas, beat box, teatro e... Fernado Pessoa em palco! =)


Músicas:
- Siga a Rusga - 3pares com a Carla
- Senhor da Serra - 3pares com a Carla
- António - 2pares

presenças:
Brigitte - dança
Cristina - acordeão
David - bombo
Elisabete - voz
Jumbo - dança
Miguel (Mat) - dança
Zélia - voz
+
Carla - dança
Emanuel - guitarra
Liliana - dança


imagem

26.5.08

balanço semanal

Vigésima semana!

5a feira feriado. Restou-nos o ensaio de 3a.

O novo elemento da semana passada voltou e, portanto, fizemos uma passagem mais ou menos corrida por todas as músicas, com pausas para esclarecimentos sobre os ritmos e acordes. Foi, assim, um ensaio maioritariamente de tocata, com apenas um par a acompanhar as marcações musicais. Correu bem. Mais ensaio, menos ensaio, podemos voltar a ter guitarras na tocata!

No fim do ensaio, fomos reforçar o mobiliário do grupo, à custa de uma série de armários "para deitar fora" da Associação. Depois de muito medirmos e procurarmos, ficámos com mais 5 amários para pôr ordem na confusão que anda ainda dentro dos caixotes das mudanças. Vai ficar bonita a nossa sala! Ah, e descobrimos até um talento escondido para abrir fechaduras sem chave!!! Cuidado, ela ainda anda por aí! =D


3a: Brigitte, Cristina, Jumbo, Miguel, Zélia + Carla, Emanuel, Liliana, Xana + Rita (espectadora)

21.5.08

escola de Valongo

ACTUAÇÃO: Sarau da Escola Profissional de Valongo

DATA: 27 de Maio de 2008 (3a)
HORA: 21h30
LOCAL: Sala das Artes - Valongo


A convite de um antigo elemento do grupo - Carla Chaves -, agora ligado à Escola Profissional de Valongo, recebemos um convite para actuarmos no Sarau da Escola. Vai ser na Sala das Artes, que fica mesmo no Centro de Valongo, um edifício que faz esquina, de um lado fica em frente à Câmara e do outro em frente aos Bombeiros. Será uma actuação de 15 a 20min.

__________________________________________
PONTOS DE ENCONTRO:
- 18h em CC para o ensaio
- 19h15 na cantina de Letras [não temos direito a jantar, mas podemos sempre jantar todos juntos =)]

- 20h15 na sede (já jantados) para carregar as tralhas
- 21h00 em Valongo

imagem

18.5.08

balanço semanal

Décima nona semana!

Esta semana, voltamos a ter dois ensaisos e voltamos a ter gente nova a espreitar.

Na 3a, o ensaio foi especial pois tivemos a presença do Palhas, da Clara mais dois colegas do Grupo da Meadela. O objectivo é aprendermos a Gota em condições, passo a passo e sem as dúvidas do vídeo. Estávamos desfalcados e, por isso, dos que estávamos, toda a gente aprendeu - ou, pelo menos, toda a gente tentou! =) Começámos pela diferença do nosso valseado "lateral" para o valseado "circular". Uns passeios em filinha para interiorizar o passo, a contagem e umas dicas para tornar o passo mais fluído e menos cansativo. Da Gota, aprendemos o refrão - até nem estava mal! - e vimos as marcações 1, 3 e 5, que são lentas, ficando as mais rápidas para um outro dia - se tiverem paciência para nos aturar, voltem sempre!
Para além dos convidados da Meadela, tivemos quatro pessoas no público, tendo uma delas realmente participado no ensaio; toca guitarra e esteve a aprender os passos com o Palhas.

De volta aos ensaios de 5a, tivemos a visita de duas pessoas: uma que fez questão de ficar sentada tempo todo só a ver e outra que dança num grupo na terra dela, e, numa hora dançou a Chula, o Sr. da Serra, o António e começou a Vareira. Apareceu também um aprendiz de acordeão, com o seu instrumento e cheio de vontade de tocar.


3a: Cristina, Jumbo + Anabela, Carla, Xana + Emanuel e 3curiosos + Palhas, Clara, Fabíula e não lembro do nome
5a: Cristina, Miguel + Filipe + Cátia, (não lembro do nome), Tiago

13.5.08

Sarau da Queima - rescaldo

Chegados ao Sá da Bandeira, lá fomos nós para os camarins, tentando arrumar as coisas e vestir no ínfimo espaço que recebemos. Mas, mais depressa ou mais devagar, lá ficou tudo pronto.

Acho que a actuação correu bem e destaco a lembrança da apresentação que depois de - como tem de ser - se referir aos finalistas, falou também nos pastranos... A casa quase vinha abaixo com a reação que se ouviu... - muita caloirada/pastranada no público!

Depois de sairmos ainda ficamos na plateia a assistir aos grupos do Orfeão. Ia saudavelmente animado o espírito da sala.


Músicas:
- Siga a Rusga - 3pares
- Senhor da Serra - 3pares
- António - 2pares

presenças:
Brigitte - dança
Cristina - acordeão
Elisabete - voz
Jumbo - dança
Micas - voz, cavaquinho
Miguel (Mat) - dança
Rui - bombo
Zélia - voz
+
Anabela - ferrinhos
Carla - dança

Filipe - dança
Liliana - dança
Xana - cavaquinho


imagem: cartaz do Sarau 2008

10.5.08

GDI


ACTUAÇÃO: Encontro Académico de Grupos de Dança

--- A D I A D A por falta de espaço ---
nova data: DEZEMBRO
DATA: 21 de Maio de 2008 (4a véspera de feriado!)
HORA: 21h - mais coisa, menos coisa
LOCAL: ainda à procura...



E lá estamos nós, mais uma vez no encontro do GDI. Temos marcado presença nos últimos anos e, pelos vistos, gostam de nós! =) Ainda bem, porque nós também gostamos deles!!! O espectáculo do GDI é, sem dúvida, um dos momentos mais bem dispostos da nossa agenda.

Por isso, marquem no calendário, porque não vai ser este ano que vamos faltar!


__________________________________________
PONTOS DE ENCONTRO:
-- brevemente...

imagem: troféu GDI 2005

6.5.08

Sarau da Queima


ACTUAÇÃO: Sarau Cultural da Queima

DATA: 8 de Maio de 2008 (5a)
HORA: 21h
LOCAL: Teatro Sá da Bandeira



Mais uma ano, mais uma Queima, mais um Sarau! Diz assim no site da Queima:

Nesta noite, o Teatro Sá da Bandeira irá receber um espectáculo onde todo o estudante pode mostrar perante os seus colegas aquilo que é capaz nos mais diversos ramos artísticos, desde a música à dança passando pelo teatro ilusionismo, pela comédia e outras actividades artísticas.

Portanto, 5a feira lá vamos nós mostrar aquilo de que somos capazes! Que é... hummm... Não interessa! Há-de ser alguma coisa! =)

A entrada é livre, por isso, podem levar a mãe, o pai, os tios e os primos todos ao Sá da Bandeira!

Somos os terceiros a actuar e os participantes, depois do Sarau, têm direito à entrada no Queimódromo.

__________________________________________
PONTOS DE ENCONTRO:
- 19h na cantina de Letras [não temos direito a jantar, mas podemos sempre jantar todos juntos =)]
- 20h na sede (já jantados) para carregar as tralhas
- 20h30 no Sá da Bandeira para descarregar e vestir

imagem: cartaz do Sarau 2008

imposição de insígnias - rescaldo

Às 13h30 lá estávamos a bater à porta (que é como quem diz, a tocar à campaínha). O segurança, simpático, deixou-nos entrar e, na falta de uma sala pré-definida para nos trocarmos, disponibilizou o espaço dos seguranças (atrás da "santa"). Vestir, afinar cavaquinhos, distribuir músicas e tarefas e, às 14h15 - vá... 14h30! mas não estiveram à nossa espera! - já estávamos a subir para o Salão Nobre.


Abertura da cerimónia concluída e eis o Grupo de Folclore da Faculdade de Ciências do Porto. A plateia do costume, paizinhos, mãezinhas, tios, avós, padrinhos, o cão, o gato e o piriquito, todos no salão nobre à espera dos meninos das cartolas. Portanto, a actuação foi curta e as apresentações consisas. 15min depois de entrarmos, já estávamos de saída: a Cristina para um lado como acordeão e o resto do grupo para o outro =) Oh pá, não explicam!!!


Resta dizer que este ano cartolou a nossa Brigitte! Para ela, felicidades e tudo e tudo e tudo.


E assim nos despedimos do Salão Nobre!...



Músicas:
- Siga a Rusga - 3pares
- Senhor da Serra - 2pares
- António - 2pares


presenças:
Brigitte - dança
Cristina - acordeão
Elisabete - voz
Jumbo - dança, voz
Micas - dança, cavaquinho
Miguel (Mat) - dança
Rui - bombo
Zélia - voz
+
Anabela - ferrinhos
Carla - dança
Liliana - dança, cavaquinho
Xana - cavaquinho


imagem pesquisada pelo Luís: [a praça dos Leões já foi assim...]
NOTA: Ontem houve um incêndio no último piso do edifício! Foi controlado, sem afectar salas importantes, como a biblioteca e os museus.

3.5.08

imposição de insígnias

ACTUAÇÃO: Imposição de Insígnias

DATA: 4 de Maio de 2008 (dom.)
HORA: 14h15
LOCAL: Salão Nobre do Edifício da Praça Gomes Teixeira (... da actual Reitoria)


Com a chegada da Queima, chega também mais uma Imposição de Insígnias: aspirantes a finalistas de Ciências que cartolam diante da família, amigos e professores. Com as mudanças de instalações já em fase bastante avançada, estando agora a Reitoria a morar no edifício da Praça Gomes Teixeira (vulgo, Leões!), este é o último ano que a nossa Imposição de Insígnias se vai realizar nesse Salão Nobre... Outro nos esperará... Resta-nos, então, despedir dignamente da sala onde há 25 anos tivemos a nossa primeira actuação!

Somos os primeiros a actuar (ainda antes de Matemática), ou seja entamos no Salão Nobre às 14h15 [progama completo]. E é mesmo este ano que vai começar a horas!!! - isto porque a desculpa dos atrasos da Missa não valem, pois a Missa vai ser logo ali ao lado nos Aliados! Portanto, atenção às deslocações e estacionamentos que estão a pensar fazer... Temos de estar prontos às 14h15!!!


__________________________________________
PONTO DE ENCONTRO:
- nos Leões às 13h30 para vestir


imagem pesquisada pelo Luís: [a praça dos Leões já foi assim...]

30.4.08

balanço semanal

Décima oitava semana!

Esta semana, fez-se uma revisão corrida de todas as músicas, uma vez que tanta Gota para a cabeça não pode apagar o resto que já sabemos. Além disso, domingo e quinta há actuações e uma revisão da matéria era o que se impunha. Bailadores, acordeão, cavaquinhos, bombo e ferrinhos, ainda com umas vozes aqui e ali... De tudo um pouco, para não esquecer!

NOTA:
Para a semana não há ensaio!
(Cortejo da Queima)

Próximo ensaio: dia 13/Mai (3a feira)

3a: Brigitte, Cristina, Jumbo, Mª da Luz, Miguel, Rui, Zélia + Carla, Liliana, Xana

balanço semanal

Décima sétima semana!

Ainda a Gota, mas, desta vez com sessão de vídeo! Aquilo é, de facto um bocado rápido. No refrão já nos vamos ajeitando, mas falta fluidez nos movimentos entre o homem e a mulher - tem de ser tudo mais ligado e menos estanque. Daqui a uns tempos nós também vamos chegar lá!

Quando ao resto das partes, na primeira não há problemas de maior, mas a segunda já deu que pensar... Quem é que vira para onde? E em que sentido se roda?... Depois de vermos o vídeo umas 500 vezes, acho que chegamos a uma conclusão... Então, primeiro mantem-se a posição e viram todos para fora para o lado; depois mantem-se o lado e muda-se para a posição seguinte; depois mantem-se novamente a posição e mudam o lado (todos para fora, para a frente ou para trás, conforme o caso); depois, mantem-se esse lado e muda-se para a posição seguinte;... E repete tudo até dar duas voltas. Tudo isto sempre a rodar para sentidos alternados. Perceberam? =)


3a: Brigitte, Cristina, Jumbo, Miguel, Zélia + Carla, Liliana, Xana

balanço semanal

Décima sexta semana!

Na 3a feira, demos continuidade ao ensaio da semana anterior. Ou seja, a Gota! Desta vez as explicações foram bastante mais simples e já somos mais alguns a saber (mais ou menos) as movimentações dquele fantástico refrão! Nós havemos de chegar lá! Confiança!

3a: Brigitte, Cristina, Jumbo, Miguel, Zélia + Carla, Liliana

14.4.08

Mostra da UP

Como o combinado, perto das 14h lá estavamos nós vestidinhos prontos para actuar na Mostra da Universidade no pavilhão do FCDEF [FADEUP... não me consigo habituar!]. Entramos alinhados em formação e demos uma volta ao recinto ao som do Siga a Rusga, que terminou bem na entrada, onde fizemos a nossa actuação.

Pouquinhos e sem micro, acho que só uma senhora - funcionária de Ciências - acompanhou a nossa actuação, fazendo mesmo questão de ir dançar para o nosso meio. Um público escasso mas feliz!...

Outro facto importante de assinalar foi a falta de mulheres para dançar, tendo em conta que era preciso gente para tocar acordeão e cantar. Assim, tivemos um António inédito: 1mulher e 3homens!!! De resto, a menos do acordeão e dos cavaquinhos, a restante tocata foi bastante versátil.

No final, mais uma voltinha ao recinto e uma despedida com um sonoro «Faaaculdade... CIÊNCIAS!».


Músicas:
- Siga a Rusga - só tocata (e a dança da nossa assistente mais feliz)
- Caninha Verde - 2pares
- Vareira - 2pares
- Senhor da Serra - 2pares
- Chula - 2pares (com uma voluntária convidada do público)
- António - 2pares

presenças:

Cristina - acordeão
Elisabete - dança, voz
Jumbo - dança, voz
Mª. Luz - cavaquinho
Micas - bombo, dança
Miguel (Mat) - dança, bombo, ferrinhos
Rui - ferrinhos, bombo
Zélia - dança, voz
+
Filipe - dança
Liliana - dança
Xana - cavaquinho

imagem: Mostra 2006

10.4.08

Mostra da UP


ACTUAÇÃO: 6.ª Mostra da Universidade do Porto

DATA: 13 de Abril de 2008 (dom.)
HORA: 14h
LOCAL: Faculdade de Desporto da UP


E a Mostra apresenta-se assim:
Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade do Porto organiza a sua mostra de actividades de ensino, investigação e prestação de serviços. Durante quatro dias, funcionará na Faculdade de Desporto um extenso centro de informação e motivação particularmente dirigido aos jovens do ensino básico e secundário que se interrogam sobre a continuidade dos seus estudos a nível superior e correspondentes saídas profissionais.

A Mostra da U.Porto nasceu para lhes dar uma resposta - aqui, o estudante poderá ter uma visão global da oferta formativa da Universidade, quer a nível de licenciatura quer de pós-graduação, contactando pessoalmente com docentes universitários e actuais estudantes, que terão o maior prazer em o esclarecer sobre o conteúdo, organização e abrangência da formação, sobre as relações com o mundo profissional, sobre o quotidiano académico, sobre as alterações provocadas pelo processo de Bolonha.

Mas a Mostra não se esgota aqui. Este é também um espaço de motivação para o conhecimento. Assim, seja qual for a área – científica, tecnológica, humanística, artística... – que desperta o interesse do visitante, este terá a possibilidade de assistir a demonstrações experimentais, realizar observações, manusear módulos interactivos, efectuar testes de variada índole, enfim, ser orientado na variedade de saberes que a universidade constrói, preserva e comunica.

Para além de toda esta Ciência, Ensino e Investigação, vai havendo ("nos intervalos") também apresentações de alguns dos grupos da Universidade. E é aí que nós entramos!!!

__________________________________________
PONTOS DE ENCONTRO:
- na sede às 12h30 (já almoçados) para carregar as tralhas
- no FCDEF [que agora é FADEUP] às 13h15 para vestir
- para os eventuais voluntários a cumprir serviço inadiável nos stands da Mostra, às 14h para actuar


imagem: Mostra 2006

balanço semanal

Décima quinta semana!

Nesta 3a feira, começámos o ensaio no átrio perto do auditório pois o dito estava ocupado com uma conferência. Apenas dança, sem instrumentos, até porque íamos aprender uma dança nova : a Gota!!! O Jumbo encarregou-se de a estudar em casa a partir de um vídeo e já foi dando para aprender muita coisa. Entretanto, fomos mandados calar pelo pessoal estudioso do andar de cima - pedimos desculpa, mas não demos contar de estar a fazer assim tanto barulho. Assim, e à saída do público da conferência - que passava pelo corredor inevitavelmente a olhar para nós - lá fomos para o "nosso" auditório.

Ora, são quadrilhas com homens e mulheres intercalados. Há cinco ou seis partes diferentes mais um refrão repetido no meio de cada parte. Dessa partes, ainda que não pela ordem certa, deu para aprender quase todas, com algumas dúvidas ainda a confirmar no vídeo. Mas o refrão é que é a parte divertida! E observando atentamente as explicações do Jumbo: o homem vai em frente, roda com a mulher, depois vai por aqui e por ali... espera, a mulher roda com o homem e vai para o lado depois volta e vai para ali e... ai que isto sozinho é complicado! E é mesmo! Lá nos juntamos 4 para tentar pôr a coisa em prática. Correu melhor e com mais uns esquemas desenhados no quadro até começou a parecer-se com alguma coisa. Na falta da tocata ainda deu para dançar umas vezes ao som do cavaquinho gravado do Palhas no telemóvel do Jumbo - um espectáculo! Estamos num bom caminho!


3a: Brigitte, Cristina, Elisabete, Jumbo + Anabela, Carla, Liliana

7.4.08

balanço semanal

Décima quarta semana!

Na 3a feira, para pôr tudo no mesmo ponto, voltou-se a ensinar a Caninha - dos dois lados!!! Relembrou-se o Sr. da Serra com mais umas insistências no valseado. Ensaiou-se a tocata com o cavaquinho e, desta vez, também uma guitarra. Ah! E os ferrinhos esforçados no Sr. da Serra, mas que se esquecem de como tocar fora do refrão... Mas a gente chega lá, até porque eles já sabem o que fazer - só ainda não o fazem! :)

3a: Brigitte, Cristina, Jumbo, Miguel, Zélia + Carla, Liliana, Xana

balanço semanal

Décima terceira semana!

Na 3a feira o ensaio foi convertido em sessão de cinema para visionamento da gravação do Festival.

- Olha aqueles braços!
- E aqueles?!
- E este valsear?
- E quem é que se esqueceu de acabar?
- Está tudo ao contrário!
- É preciso cantar mais perto do micro.
- Olha, olha, é agora que vamos todos uns contra os outros!
- É preciso alinhar!
- E as meias assim em baixo dá um bocado de mau aspecto.
- E, porque raio, os lenços hão-de sempre cair da cabeça?!

Foi um serão divertido, com muitas correcções a fazer e aspectos a trabalhar.


Na 5a estávamos só três, e por isso, o ensaio não saiu da sede. Ensinou-se a Caninha Verde - dos dois lados!!! Dançou-se e tornou-se a dançar e outra e outra vez. A coisa ficou composta. Para terminar lembrou-se o Fandango... - a ver se os valseados ficam todos e iguais e se não vamos outra vez uns contra os outros.


Devido a compromissos praxísticos e laborais, durante o mês de Abril não haverá ensaio à 5a feira. Ou seja:

ensaios durante o mês de Abril:
- 3as feiras das 18h às 20h no anfiteatro 2 em DCC


não esquecendo que o ponto de encontro à hora marcada é na nossa sala para levar as tralhas. Apareçam e tragam visitas!


3a: Brigitte, Cristina, Elisabete, Jumbo, Micas + Anabela, Carla, Liliana, Xana
5a: Cristina, Miguel (Mat) + Filipe

1.4.08

25anos: Festival de Folclore

A fechar as comemorações e, depois de uma semana intensa, tivemos finalmente o nosso Festival! Domingo à tarde no Dolce Vita em dia de jogo do Porto ao fim da tarde - foi uma boa combinação para termos assistência. E, de facto, o público não faltou e das 15h às 19h tivemos sempre plateia.

Tudo começou ainda de madrugada com o transporte (um pouco atribulado) do material e afins e a preparação do espaço no shopping. Mais uma noite pouco dormida e foi chegado o dia final.

Com o acompanhamento dos grupos convidados já atribuído a chegada dos elementos não se mostrou problemática. E chegados os nossos Padrinhos (o primeiro Grupo convidado) estávamos prontos para começar.

Três músicas nossas com umas apresentações (ainda um bocado nervosas) pelo meio e a festa estava oficialmente aberta.

O Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio de Braga - os nossos Padrinhos - trouxe-nos o folclore do Minho, mostrando também algumas das "nossas" músicas com diferentes versões e execuções de passos. Assumindo o seu papel de Padrinhos e em jeito de aconselhamento orientado deixaram-nos algumas indicações e uns livros com descrições de danças - para ver se a gente aprende ;)

O Rancho Folclórico Infantil da Misericordia de Gaia - iniciador do nosso caloiro (que não pôde estar presente) - esteve em permanente excitação - foi delicioso ver a alegria das crianças ao receber os cartões de identificação pessoal e a postura compenetrada com que entraram em palco. Não tendo tocata, a música era dada por um CD mas, como combinado, tocámos/cantámos para eles o Sr. da Serra (música comum) - foi uma colaboração interessante.

O Grupo de Danças de Pauliteiros de Miranda do Orfeão Universitário do Porto - de onde surgiu o nosso primeiro ensaiador (ligado às Danças do Minho) - marcou pela diferença e o som da gaita mirandesa encheu a Praça. Trocas de lugar rápidas animadas e saltos acrobáticos receberam os aplausos do público.

Falou o representante do Dolce Vita - curto e conciso, como convém - bastante agradado com a iniciativa. Uma pausa para os Parabéns, uma fatiazinha de bolo e um copo de espumante. E lá estávamos nós de novo na ribalta. Esta segunda volta teve uns desentendimentos divertidíssimos na dança - acho que nunca nos enganámos tanto, ou pelo menos que nunca demos tanto nas vistas :D

A Orquestra Típica e Rancho da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, que já nos proporcionou deslocações bem divertidas a terras do Mondego, foi, desta vez - finalmente! - nossa convidada. Os trajes de trabalho representativos misturaram-se com os negros trajes académicos, trazendo-nos uma Coimbra de tradições miscigenadas.

O Grupo Folclórico de Lordelo do Ouro - nossos "vizinhos" na nossa nova casa no Campo Alegre - mostraram-nos as tradições do Douro, com trajes e danças alusivas à proximidade marítima. Convidando o público e os Grupos participantes puseram toda a gente a dançar numa grande roda descontraída.

O Grupo Folclórico da Escola do Infante D. Henrique - que foi em tempos revitalizado com a ajuda de alguns dos nossos antigos elementos - trouxe-nos as suas músicas e danças, mostrando o interesse e a cooperação entre alunos, professores, funcionários, amigos e familiares na preservação das nossas tradições.

Já na recta final, nova aparição para mais uma música, os agradecimentos da praxe e o fecho em beleza com o António. Voltinha final ao som do Siga a Rusga e... prova superada!

No fim de tudo, nunca tanta arrumação custou tão pouco: eram fatos, instrumentos, troféus, recordações, um armário, material de cenário, material de som, comidas e bebidas... O descanso do guerreiro chegara, finalmente...

Estamos todos de parabéns!


Ficam, mais uma vez, os agradecimentos:
- ao Dolce Vita pelo espaço e acompanhamento nesta semana
- à FCUP e à AEFCUP (com um beijinho muito especial para a Teresinha!)
- a Francisco Silva, Quim Vieira e António Marques pelo material, pela assistência técnica e pelo transporte
- a Miguel Silva pela gravação vídeo
- à ... (mãe da Brigitte) pelas flores
- à Padaria de Laborim pela oferta dos bolos
- aos monitores dos workshops da semana, aos grupos participantes no Sarau e no Festival
- a todos os que assistiram e participaram de alguma forma
e...
- aos fundadores do Grupo e a todos os elementos que por ele passaram, mas também àqueles que continuam a passar com regularidade ou apenas de vez em quando... a todos os que fizeram e fazem do Grupo aquilo que ele é!




Músicas:
- Siga a Rusga: 4pares
- Caninha Verde: 2pares
- Vareira: 4pares
- Picado: 4pares
- Fandango: 3pares
- Senhor da Serra: 4pares
- Chula: 4pares
- António: 4pares


presenças:

Ana - voz
Brigitte - dança
Catarina - dança
Chaves - acordeão
Cristina - dança, acordeão
Elisabete - dança, voz
Jumbo - dança, voz
Micas - dança
Miguel (Mat) - dança
Rodrigo - dança
Rui - cavaquinho
Zélia - dança, voz
+
Anabela - bombo, voz
Carla - dança
Liliana - dança, cavaquinho
+
Mª do Carmo - dança

27.3.08

25anos: jantar

Apenas para "consumo interno" a noite de sábado fechou com um jantar no restaurante do Batalha - que, para os muitos que não sabem, é DENTRO do Batalha - que se pretendia de reunião de actuais e antigos elementos. Não estávamos muitos e realmente anteriores à maioria do grupo estava apenas a Marlene e a Maria José - aqui fica um agradecimento especial para as duas.

Tendo em conta algum atraso da actuação da tarde e o inesperado convite para a actuação à noite, o jantar, propriamente dito, começou já perto das 22h. Mas falemos um bocadinho antes da tal actuação...

Quem tinha estado na actuação da tarde, manteve-se trajado - sendo divertidíssimio andar trajada de folclore do Minho pelo meio dos vestidos de gala que se passeavam pelo cinema. E o resto do pessoal, apanhado de surpresa, mas que também participou, foi simbolicamente com o lenço ou com a faixa. No meio da grande azáfama da organização lá percebemos que entrávamos pela plateia, subíamos ao palco, actuávamos duas ou três músicas e íamos embora. Assim foi! Entrámos pela plateia a tocar o Siga a Rusga que, já em cima do palco foi também dançado, apresentamos o Grupo e o nosso aniversário e fechámos com o António - tudo isto num espaço bastante reduzido. O público aderiu e foi batendo palmas mesmo durante as músicas. Foi bonito!

De volta ao jantar - quase ceia - puzeram-se convrsas em dia, fizeram-se algumas comparações e já no fim das soremesas o bolo de bolacha da Liliana foi a base dos nossos Parabéns.

A noite já ía avançada e ainda havia muito que fazer para o dia seguinte... Despedidas (mais ou menos) demoradas dos elementos antigos e vá de arrepiar caminho para organizar e transportar as tralhas para o Dolce Vita.

Foi uma reunião pequenina e um bocado atribulada, mas com uma actuação surpresa agradável que também ajudou à festa. Mais uma etapa ultrapassada!


Músicas:
- Siga a Rusga: 4pares
- António: 4pares

presenças:

Maria José - coro
Marlene - voz
Micas - dança
Mª do Carmo - dança
Rodrigo (Mat) - bombo
Vitor
Catarina - dança
Cristina - acordeão
Elisabete - dança, voz
Zélia - dança
Jumbo - dança, voz
Rui - ferrinhos
Sílvia - voz
Viriato - dança
Miguel (Mat) - dança
Liliana - dança
Carla - dança

+
João - cavaquinho

25anos: actuação de rua

Sábado foi dia de irmos para a rua! E depois de uma noite longa a ultimar preparativos para o fim das comemorações, lá estavamos todos, frescos que nem alfaces! A saída atrasou (mais uma vez), mas desta não tínhamos o público à nossa espera...

Já trajados a rigor e com os instrumentos às costas, a paragem de autocarro do Botânico ficou mais animada. E, após uns momentos de espera, lá fomos todos para o autocarro, já de si, cheio de gente. Uma coisa é certa: não passámos despercebidos! Chegados à Cordoaria, desembarcámos e fomos recebidos pelo Viriato - que, já estava há mais de uma hora à nossa espera! Juntou-se a nós também o João - o meu irmão ;) - no cavaquinho. Umas faixas de última hora e há que pôr pés ao caminho.

Primeira paragem: Leões! Na falta de público, actuámos inicialmente para a fonte, propriamente dita, mas na segunda música já tínhamos um grupinho de curiosos a juntarem-se à nossa volta. Apresentações, mais umas músicas, uma Vareira colectiva e "até à próxima, pois temos de continuar".

Descida dos Clérigos até à Praça da Liberdade. Um compasso de espera para decidir onde assentar arraiais e fomos para a beira do vendedor de jornais, por debaixo da árvore. Nova colecção de curiosos à nossa volta, prontos para receber a segunda dose.

Seguindo em frente até ao Rivoli, uma tenda montada na Praça complicou a nossa organização espacial. Mais uma vez a primeira música foi quase apenas para as pedras da calçada, mas quando nos preparávamos para desistir daquele posto até conseguímos a atenção de meia dúzia de pessoas.

Subimos Passos Manuel até Santa Catarina. A ideia era ir até ao largo do Via Catarina, mas a esplanada do Majestic pareceu-nos mais apetecível. Muita gente interessada e até bailadores voluntariosos a juntarem-se a nós.

Uma caminhada curta e tínhamos chegado à última paragem da baixa. Estavamos nós, mais uma vez, a ponderar o local exacto para actuar quando fomos interpelados por três pessoas saídas do Cinema Batalha. A conversa merece ser reproduzida. Foi mais ou menos assim:
- Vocês são de onde?
- Grupo de Folclore da Faculdade de Ciências e estamos a comemorar este ano 25anos...
- Ah... E querem actuar hoje à noite no Batalha na Noite de Fados?
- ???
- É que falhou-nos um grupo para fazer a abertura...
- Por acaso até vamos estar no Batalha à noite, mas para jantar...
- Então e podem actuar connosco? É uma coisa curta só para fazer a abertura do espectáculo.
É que foi mesmo qualquer coisa deste género. Nós ainda nem sequer tínhamos actuado ali e já estávamos a ser convidados para o espectáculo da noite. Devem ter gostado dos nossos fatos!
Combinada, então, a actuação de última hora, marcámos posição um pouco mais à frente, onde havia bancos com potenciais espectadores. Apresentações, algumas músicas e estando-nos a preparar para ir embora, ainda acedemos a uns pedidos de mais um par de danças.

Descemos 31 de Janeiro até à paragem para apanhar o autocarro que nos levou de volta para o Campo Alegre. A viagem de autocarro, desta vez foi mais confortável, uma vez que tínhamos lugares sentados, e animada, pois fomos a cantalorar o caminho todo. Chegados ao Bom Sucesso, ainda tínhamos uma última paragem prevista. Já estava a anoitecer, havia apenas duas pessoas à porta do Shopping mas cumprimos o plano até ao fim: "uma música e vamos embora". E assim foi!

De volta à Faculdade o sentimento era geral: foi uma tarde divertida! Mais uma prova superada.


Músicas:
- todas! só com tocata ou com tocata e dança (dependendo dos locais)

presenças:

Cristina - acordeão
Elisabete - dança, voz, cavaquinho
Jumbo - dança, voz
Micas - dança, cavaquinho
Sílvia - voz
Viriato - dança
+
Anabela - bombo, voz
C
arla - dança
Liliana - dança, cavaquinho

+
João - cavaquinho

26.3.08

25anos: workshops

Terminado o Sarau e ainda com um Festival em preparação, foram decorrendo durante a semana os workshops abertos a todos os interessados.

Na 3a feira, a agenda marcava «Danças do Minho» - era o dia para aprenderem as nossas danças... Mas, por falta de participantes, converteu-se em reunião de trabalho para o Festival.

Na 4a feira, com o GDI (do ISCAP) como convidado, os presentes - que desta vez compareceram! - puderam experimentar alguns dos passos que vimos na apresentação do Sarau.

A 5a feira foi dia instrumental. O Palhas [Ricardo] - antigo elemento do Grupo - dinamizou um workshop de cavaquinho desde o mais básico a alguns ritmos mais elaborados. Uma breve introdução teórica sobre instrumento, uma noção da afinação e da correspondência das cordas e trastes, uma descrição do movimento ritmico da mão direita (para que é destro) e 'bora lá tocar música! O Alecrim foi a música escolhida para todos fazerem soar em conjunto - uns mais depressa, outros mais devagar e com algumas desistências pelo meio, até se foi conguindo alguma coisa. Para fechar o dia e, numa abordagem um pouco diferente, uma mudança de ritmo permitiu um swingar divertido a mostrar mais potencialidades do pequenino instrumento. [E, por falar em instrumentos, aqui fica um agradecimento às tunas pela cedência dos cavaquinhos.]

Na 6a feira voltamos às danças e, ao som dos UxuKalhus - da Cristina -, dos Galandum Galundaina - do Micas - e de uma gravação madeirense - da Liliana -, fizemos uma pequena volta ao país em dança: o Pingacho, o Malhão, o Regadinho, a Erva Cidreira, o Mat'aranha, o Sariquité e o Bailinho da Madeira. Foram apenas 2pares e meio (3 já para o final), e portanto foi uma aprendizagem intensiva e intensivamente divertida. Pelo meio, e já que também estava no CD, uma passagem corrida pela mazurka, scottich, valsa e polka só para terem mais um cheirinho dos bailes aqui divulgados.

Nem todos os dias tiveram grande adesão, mas foram fins de tarde diferentes que valeram a pena. Fim da segunda etapa com mais um sentimento de misssão cumprida.

PS: Fica também um agradecimento ao Tic-TAC pela partilha da sala.

25anos: Sarau Académico

E depois de uma semana atribulada ainda a ultimar os preparativos, abrimos oficialmente as comemorações dos nossos 25 anos no átrio dos Departamentos de Matemática na companhia dos grupos da Faculdade que responderam à nossa chamada e ainda o GDI (do ISCAP) que foi nosso convidado.

Marcado para as 21h, começou já nas 22h com o pouco público um pouco impaciente. Abertas as hostilidades com o habitual Siga a Rusga, as pessoas presentes foram-se chegando e até ficou uma plateia compostinha.

As vendas de rifas de última hora instalaram uma confusãozinha inesperada e os sorteios dos números foram um pouco menos ágeis que o pensado. Mas foi tudo sorteado - com os resultados já divulgados - e acabou por cobrir alguns momentos de espera na preparação dos grupos.

Dos nossos colegas cientistas apenas o Grupo de Fados atendeu ao pedido de adaptação de uma das nossas músicas. Assim, e com um sorriso nos lábios do solista de serviço, tivemos uma versão do Fandango bastante especial que divertiu todos os presentes. Os restantes grupos, que por falta de tempo - sim, o pedido foi demasiado em cima do acontecimento... - não pegaram na nossa música foram convidados/obrigados a fazerem-se representar na dança que lhes cabia. Foram também momentos divertidos a revelar alguns talentosos bailadores... e outros que nem por isso! Mais ágeis e coordenados, e deixando as cantigas de lado, o GDI trouxe-nos momentos de dança animados.

Findas as actuações de todos os grupos, fechamos com o nosso mega-hit: o António! - depois de termos também dançado com a prima dele: a Joana!

Por último, com os tradicionais «Parabéns» abrimos o pequeno lanche/ceia preparado para todos os presentes. Bolos e bolinhos, sumos, chá e champanhe em duas filas de mesas cuidadosamente apresentadas. E, depois da ceia, foi preciso quase empurrar os últimos resistentes para podermos finalmente arrumar as tralhas e, com uma hora de atraso, já nas 2h da manhã, dar por terminada esta primeira etapa comemorativa. Prova superada!


Músicas:
- Siga a Rusga: 4pares
- Fandango: 3pares
- Picado: 5 pares (com 2pessoas da Cientuna)
- Vareira: 4pares
- Senhor da Serra: 5pares (com 2pessoas da Javardémica)
[- Joana: 4pares]
- Chula: 5pares (com 2pessoas dos La-La-Pito)
- António: 4pares


presenças:

Ana - voz
Brigitte - dança
Catarina - dança
Chaves - acordeão
Cristina - dança, acordeão
Elisabete - dança, voz
Jumbo - dança
Mª. Luz - cavaquinho
Micas - dança
Miguel (Mat) - dança
Rui - cavaquinho, voz
Sílvia - voz
Zélia - dança
+
Anabela - ferrinhos, voz
C
arla - dança
Diana - bombo
Liliana - dança

Xana
- cavaquinho

4.3.08

rifas - premiados


O Sarau já passou... no meio dos atrasos e da confusão até nem correu mal! Somos os maiores!!!

Mas dizia eu, o sarau já passou e, portanto, já temos lista de premiados das nossas rifas. E, então, após, meia dúzia de sorteios um tanto ou quanto atribulados - mas sempre dentro da legalidade... só dispnsamos o representante do governo civil porque... eles não dançam folclore! - aqui fica a lista de números premiados.

3.3.08

25anos: workshops







DATA: de 4 a 7 de Março de 2008 (3a a 6a feira)
HORA: das 18h às 20h
LOCAL: FCUP - Dep. de CC (sala2 - logo na entrada à direita)



Depois da abertura da semana com o Sarau, propomos que, no fim das aulas (ou do trabalho) o pessoal venha descontrair, divertir-se - e, já agora, aprender - um pouco, juntando-se a nós em pequenos workshops.

Logo na 3a, podem ficar a conhecer por dentro algumas das nossas danças.

Na 4a, com a colaboração do GDI, diversificamos o leque e vamos até às danças de salão; depois de os verem dançar logo à noite, apareçam na 4a para um pezinho de dança mais estilizado.

Na 5a, temos a colaboração do Ricardo - um antigo elemento do Grupo - que, prontamente, aceitou a nossa proposta de mostrar a quem quiser um bocadinho mais da versatilidade do cavaquinho.

A fechar este ciclo, na 6a voltamos às danças tradicionais e, sem nos restringirmos a uma única região, propomo-nos a partilhar algumas das danças da tradição do nosso país.



A entrada é livre, aberta a toda a comunidade e não se exigem conhecimentos prévios, portanto, só têm de aparecer!!!

25anos: Sarau Académico



ACTUAÇÃO: 25anos - Sarau Académico


DATA: 3 de Março de 2008 (2a feira)
HORA: 21h
LOCAL: FCUP - Dep. de Matemática




E eis que chegamos ao primeiro dia das comemorações do nosso aniversário! Preparados para uma semana recheada de "Parabéns"?...

A abrir as hostilidades e sobre o dia exacto da nossa primeira actuação, temos já na 2a feira... HOJE!!! o Sarau Académico na Faculdade. Vamos ter connosco os grupos de Ciências, que prontamente disseram que sim à nossa chamada, e com quem partilhamos o espírito académico de uma Faculdade. A juntar-se a nós, vindo directamente do pólo do S. João, temos ainda o GDI - Grupo de Danças do ISCAP - que ao longo dos últimos anos, e com o seu Encontro Anual, tem sido um fiel parceiro nas danças do mundo académico.

Pelo meio vamos sortear os premiados das rifas, que ainda estarão à venda até ao início do Sarau. E no fim, - lembrando que fazemos anos! - contamos com todos para uma fatia de bolo.


A entrada é livre, portanto, só têm de aparecer!!!



____________________________________[para o pessoal qua vai actuar]
PONTOS DE ENCONTRO:
- na sede às 18h30 para vestir
- na cantina de Letras às 19h15 para jantar
- em Matemática às 20h30 para organizar as coisas

29.2.08

um ensaio especial...

Nesta 5a feira, fomos visitar as crianças do grupo da Misericórdia de Gaia. Elas são nossas convidadas para o Festival de domingo dos 25anos, e, como não têm tocata e uma das músicas é igual à nossa - Sr. da Serra -, vamos ter uma pequena colaboração. Assim, a meio da tarde lá estávamos nós a "interromper" o ensaio delas com acordeão, cavaquinho, bombo, ferrinhos e vozes. As crianças mostraram-nos a dança deles com o CD e depois fizemos duas passagens com a nossa tocata, juntamente com uma guitarra de um dos responsáveis do grupo. Acho que não correu mal!

Depois mostrámos nós a nossa versão da dança. Eles gostaram - é mais complexa! E para fechar um ensaio diferente, mostramos mais algumas das nossas danças e alguns deles até vieram connosco tentar os passos da Chula. Toda se divertiu: eles e nós!

Cristina, Jumbo + Anabela, Filipe, Liliana

foto: Imposição de Insígnias 2007

balanço semanal

Décima segunda semana!

Na 3a feira tivemos a visita dos responsáveis do grupo das crianças da Misericórdia de Gaia. Temos apenas uma música em comum - o Sr. da Serra -, mas temos muito gosto em acompanhar com a nossa tocata a dança do grupo nessa música no Festival de domingo. Ainda antes de entrar no ensaio propriamente dito, fizemos uma gravaçãozita áudio da Chula, a pedido dos Lá-lá-Pito - a quem coube tocar esta música no Sarau de 2a. Findos estes preparativos, ensaiou-se um bocadinho de tudo, com especial enfoque na revisão e esclarecimento de direcções na dança do Picado: homens virados no sentido directo, começam para fora com pé esquerdo; mulheres viradas no sentido retrógado começam para dentro com o pé direito! Pode ser?... No fim, fizeram-se também umas passagens do Fandango.

Na 4a, voltamos a ter a "visita" de quem passava à porta. À vez, foram dançando a Chula, o Sr. da Serra, a Vareira, o Siga a Rusga - uma alegria! Já só com o pessoal da casa, fizeram-se mais umas revisões do Picado para assentar as ideias do dia anterior, e, com os caloiros, tentou-se preparar o António numa e iniciar ou Fandango noutro.

Excepcionalmente, esta semana tivemos três ensaios. Assim, na 5a, ensaiamos a tocata do Sr. da Serra com a letra do grupo das crianças, para preparar a nossa ida mais tarde ao ensaio delas - não correu mal! Mais umas músicas da nossa tocata e passámos à dança do Fandango: 30min, quatro pessoas a dançar «meia - uma - uma - duas - duas - duas -meia» :)


Atenção: Na próxima semana são as comemorações dos 25anos do Grupo. Assim, o ensaio de 3a feira fica cancelado, ou melhor, é "transferido" para o workshop de danças do Minho na sala2 - logo na entrada de DCC. Portanto, fica apenas um ensaio:

- 5a feira às 14h30 - "Sala 24H" --- CANCELADO [substituído por reunião]

com ponto de encontro à hora marcada na nossa sala. Apareçam e tragam visitas!


3a: Brigitte, Cristina, Elisabete, Jumbo, Miguel (Mat), Zélia + Carla, Liliana, Xana
4a: Cristina, Miguel (Mat) + Carla, Filipe + visitas
5a: Cristina, Miguel (Mat) + Anabela, Filipe, Liliana

Cartaz



Já várias coisas se falaram aqui e ainda ninguém veio cá colocar o cartaz de eventos?!

3 de Março - Sarau Académico
FCUP - Dep. Matemática
21h

4 a 7 de Março - Workshops
FCUP - Dep. Ciência de Computadores
18h

8 de Março - Actuação de Rua
Baixa do Porto
a partir das 14h

9 de Março - Festival de Folclore
Dolce Vita Porto - Urban Plaza
15h

20.2.08

balanço semanal

Décima primeira semana!

Os exames terminaram e há mais um Semestre inteirinho pela frente. Na 3a, o regresso aos ensaios foi feito na base das revisões da matéria dada - estivemos quase dois meses sem ensaiar!!! Numa parte inicial apenas com tocata (acordeão, cavaquinhos, bombo e voz) fizemos uma passagem corrida por todas as músicas. Depois, com a chegada de mais gente bailadora, dançou-se, também de enfiada aquilo que havíamos aprendido no 1ºSemestre: Siga a Rusga, Senhor da Serra, Vareira, António e Chula. Ainda em jeito de revisão tentou-se - «tentar» é a expressão correcta - dançar o Picado e o Fandango apenas com um par. Já mais para o fim, e enquanto decorria uma "sessão fotográfica" para o cartaz do nosso aniversário, experimentámos as "versões baixas" de algumas músicas: com a voz correu muito melhor, mas com o acordeão a coisa ainda precisa de prática.

Na 4a, fez-se a revisão do Picado (com dois pares) e não correu nada mal! Trabalhamos mais um bocado o cavaquinho - que está bem encaminhado... aquele Fá está lá quase!!! Entretanto recebemos a "visita" - resultado de um convite persuasor - de meia dúzia de transeuntes que estavam a passar à porta. Dançaram a Chula, foram aprendendo a valsear, tentaram o António (versão simplificada) e terminaram com os passos da Vareira. Houve também quem se juntasse a nós na tocata. Foi um ensaio diferente; com pessoal divertido.


Atenção: Tendo em conta as disponibilidades, e o aproximar do nosso aniversário, os ensaios para a semana ficam assim:

- 3a feira às 18h30 - DCC, anfiteatro 2
- 4a feira às 14h30 - "Sala 24H"
- 5a feira às 14h30 - "Sala 24H"

com ponto de encontro à hora marcada na nossa sala. Apareçam e tragam visitas!


3a: Brigitte, Cristina, Elisabete, Jumbo, Mª Luz, Miguel (Mat), Zélia + Anabela, Carla, Liliana, Xana
4a: Cristina, Miguel (Mat) + Carla, Liliana, Xana + visitas

rifas

Está oficialmente aberta a época de venda de rifas!

Num universo de 1000 rifas, vamos sortear 25 números aos quais estarão associados 25 prémios, cada um apenas à distância de 25 cents! [Para quem ainda não percebeu: fazemos 25 anos!!!]

1: bonequinhos de Viana + garrafa de vinho do porto + ovo de Páscoa + amêndoas
2: bonequinhos de Viana + garrafa de vinho do porto + ovo de Páscoa
3: bonequinhos de Viana + garrafa de vinho do porto + amêndoas
4: bonequinhos de Viana + garrafa de vinho do porto

5 - 14: bonequinhos de Viana + ovo de Páscoa

15 - 24: bonequinhos de Viana + amêndoas

25: bonequinhos de Viana


O sorteio será efectuado no próximo dia 3 de Março - dia que recorda a primeira actuação do grupo - durante o Sarau Académico na Faculdade, ao vivo, na presença de... todos os presentes :)
[A lista dos premiados será aqui divulgada posteriormente.]